Jogos Mobile
Melhor Jogo 2011
895 visualizações 0 comentários

Limbo: O jogo sombrio considerado uma obra de arte

por em 6 setembro, 2016
 
Limbo é um jogo lançado inicialmente para consolas de salão em 2010 e em 2015 chegou ao mundo mobile para Android e IOS. É do género reflexão e plataforma, tendo ganho diverso prémios.

Num estilo 2D em bem sombrio, Limbo é um menino anónimo que procura pela sua irmã desaparecida numa floresta que parece mais um inferno. Tudo está presente para o atacar, que seja aranha gigante, humanos ou armadilhas. A entidade que desenvolveu o jogo, a Playdead, definiu o modo de jogar como “experiência e morte”, o que significa que temos de morrer primeiro antes de encontrar a solução e prosseguir caminho. O que lembra de um lado, os jogos clássicos.

Limbo – O site Oficial


Detalhes
 
Desenvolvedor
Plataformas
Classificação
Ano
Nome

Limbo

Gráficos

Limbo utiliza tons de preto e branco para representar um contexto sombrio e de morta. É bem destacado os efeitos de iluminação e até mesmo alguns grãos do pó nos locais de maior luminosidade. Esses gráficos foram considerados artes na sua altura.

Jogabilidade

Simples mas eficiente. O nosso limbo só consegue correr, saltar e agarrar uns objetos, embora resulta em muitas possibilidades para resolver as enigmas. Aliás chegará a certos momentos, em que é necessário jogar com a gravidade e com mecanismo incríveis que tornam o jogo numa obra de arte.

Longevidade

Curto, o jogo pode ter uma duração entre 1h e 4h, dependendo do tipo de jogador. O jogo nem é muito difícil, é só deixar a cabeça a pensar e descobrir a melhor solução.

Sons

A música é praticamente inexistente, só em momentos que parece que estamos quase a concluir o jogo. Limbo foca-se nos seus sons realistas de uma floresta com cheiro a morte e está muito bem conseguido!

História

Ponto crítico do jogo. Apesar de ser, como referido por muitos, um "masterpiece", Limbo também recebeu muitas críticas relacionadas com a sua pobre história. Afinal o único objetivo era encontrar a irmã. Creio que possa ser diferente, vejo este jogo como algo misterioso em que temos deixar a nossa imaginação criar as fases da história. Aliás quando se começa o jogo, o menino acorda de uma floresta sem mais nem menos, até o fim deixa a desejar. Na minha opinião cada um deve preencher a história com a sua própria imaginação. Claro isso dependerá de jogadores para jogadores.

ID Android

com.playdead.limbo.full

ID IOS

656951157

Conclusão

O jogo é muito bom sem dúvida nenhuma. Foi muito bem recebido, sendo vencedor de mais de 100 prémios, incluindo sites famosos que deram excelentes notas e críticas. Limbo tem momentos tensos, principalmente nas suas mortes, embora seja mesmo o objetivo. Apesar da pouca duração e do seu custo, na minha opinião por ser uma experiência única, vale a pena.

Classificação do Editor
 
Gráficos
9.5

 
Jogabilidade
9.6

 
Longevidade
7.0

 
Sons
9.9

 
História
7.8

Nota Final
8.8

PASSE O RATO POR CIMA PARA CLASSIFICAR!
Classificação do utilizador
 
Gráficos

 
Jogabilidade

 
Longevidade

 
Sons

 
História

Nota Utilizadores

Classificaste isto

Multimédia